fbpx
carregando
Moda

Dicas que ajudarão na escolha do terno ideal

Olá, o post de hoje vem para responder algumas perguntas que recebemos na última semana!!! Para isso vou dar algumas dicas que ajudarão na hora que você precisar comprar um terno. Procurei fazer algo bem explicativo pra ajudar o máximo possível.
 
E já que estamos falando de um constante companheiro do homem, seja para trabalhar ou em ocasiões especiais, vale estar por dentro de algumas regrinhas básicas.
 
Clássico para reuniões e jantares ou fit para usar com tênis ou em festas formais e informais, o que importa mesmo é o caimento do terno. Vamos às dicas:
 
Comece a escolha pelo paletó. O primeiro detalhe essencial é o ombro, que deve servir perfeitamente, determinando assim, todo o caimento do paletó. É importante que esteja totalmente ajustado à silhueta.
 
 
Após verificar os ombros, cheque se os botões fecham com naturalidade, sem forçar o tecido do paletó, de modo que esteja confortável e ajustado. As mangas não podem restringir movimentos, nem serem muito largas. No paletó o ajuste ao corpo é tudo. O comprimento da manga deve ser meio centímetro menor que o da camisa, que deve aparecer embaixo do paletó.

Manga no comprimento certo.

Já a lapela deve ser reta, sem cobrir o primeiro botão, que deve ficar mais baixo de acordo com a altura de quem o usa. Por exemplo, se um homem baixo veste um paletó, o primeiro botão deve ser mais baixo, alongando o corpo. Se por outro lado você for altão, o primeiro botão do paletó pode até ficar mais alto.

Lapela não é nada mais, nada menos que a parte superior
e dianteira de um casaco, voltada para fora.

O equilíbrio do terno se dá na maneira como ele cai no corpo. Deve sempre estar reto e sem volumes, esse é o jeito de saber se o modelo está ajustado.

 

Os ternos quadrados e largos prejudicam a silhueta, por isso é importante essa harmonia e ajustamento ao corpo. Para aqueles com o quadril maior, o terno deve ser mais reto, mas ainda assim cinturado. E com vents dupla (aberturas na parte traseira do paletó), que dão mais movimento. Essa regra vale para os mais barrigudinhos ou gordinhos!

Paletó com vent.

Quando o assunto é botão aposte no abotoamento simples, com dois botões. Esse estilo veste bem a todos, valorizando tanto os baixinhos quantos os altos.

Antes e depois: a diferença do ajuste do terno.

 

Calças
Agora vamos às calças, que assim como a parte superior do look, devem se ajustar ao corpo, sem necessidade de cintos ou suspensórios. Elas devem ser justas ao corpo, mas sem reter movimentos. A altura da calça também determina o caimento do modelo, então deve ficar na cintura, nem muito alta e nem abaixo da barriga. Já o comprimento deve ser suficiente para cobrir as meias, que só devem aparecer ao sentar. Quando de pé, nunca. A barra da calça deve alcançar o sapato, deixando-o em parte à mostra.

Comprimento da calça, cobrindo a meia e deixando o sapato à mostra.

 

Detalhes opcionais: a barra da calça pode ser italiana, ou seja, dobrada para fora. Mas esse modelo só é permitido para homens com pernas longas. E quanto às pregas, elas ajudam a barra a ter um caimento melhor.

Barra italiana.

 

Certifique-se também que as pregas não aumentam o volume do quadril. As pernas da calça são ajustadas às suas. Se for um terno slim, pode ser mais skinny, mas caso contrário ela tem caimento reto. Vale lembrar que ternos risca de giz, são um clássico e alongam a silhueta.

Camisa à mostra, calça cobrindo a meia, lapela reta e dois botões.

Após checar todos os itens, vista o terno e faça de tudo com ele: sente, ande, abaixe, levante e até pule. Se você se sentir confortável e seguro, esse é o terno certo pra você.

 

Ricardo Almeida

Ricardo Almeida é o estilista brasileiro considerado a maior referência brasileira em roupas sociais masculinas. É uma referência do vestuário masculino de luxo.

 

Dicas extras:

1º) Gravatas com listras na diagonal são opções elegantes e certeiras.

2°) No caso dos paletós de três botões, uma regra pode ser estabelecida: o último botão jamais deve ser abotoado.

3°) O comprimento da gravata deve bater no cinto.

4º) Quanto ao paletó: só quem tem ombro caído ou totalmente desproporcional ao resto do corpo é que necessita de “enchimentos” adicionais ou coisa do tipo na área. Sem exageros, please!!! Fora estes casos, deixe-o sempre o mais natural possível.

5º) O paletó deve cobrir o traseiro, sempre! Nos baixinhos ou semibaixinhos, ele pára bem na curva do bumbum com a perna. Nos outros, ele pode descer um pouco mais se necessário, sempre pensando em equalizar perna e tronco (calça e paletó) para que visualmente dividam o seu corpo em tamanhos iguais.

6º) Para os mais fashionistas a modelagem mais bacana é aquela justinha. A calça é sem pregas e é o must do momento, o terno possui um botão só.

7º) Ao se sentar desabotoe o paletó, ao se levantar abotoe-o novamente, pois assim você não ficará tão “sufocado” e também evitará amassá-lo.

Ps.: O terno é formado por: paletó + colete + calça (o nome vem daí: três = terno) e o que todo mundo chama hoje de terno, na verdade é o costume: paletó + calça do mesmo tecido!

Espero que tenham gostado!

Beijos e até o próximo post.
Elisa Corrales

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Favoritos