fbpx
carregando
Moda

Outubro…É cor de rosa…

Olá gente linda!!!

Eu sei que estamos praticamente no final do mês de Outubro, mas como estou inspiradíssima pelo movimento do Outubro Rosa, decidi fazer este post, e mesclar esta campanha importantíssima a versatilidade do universo fashion.

Acho importante esclarecer o significado do Outubro Rosa, vamos lá:

É uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Esta campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa.

O movimento começou a surgir em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações. Hoje o Outubro Rosa é realizado em vários lugares.

O nome foi criado por remeter à cor do laço rosa, que simboliza a luta mundial contra o câncer de mama. O laço foi adotado na década de 1920. Inicialmente, as cidades amarravam o laço em alguns monumentos para chamar a atenção das pessoas para a causa. Posteriormente, passou-se a realizar eventos como corridas e desfiles, além da iluminação cor-de-rosa instalada em monumentos e prédios públicos.

O câncer da mama é o que mais acomete as mulheres em todo o mundo, com risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres.

Fonte: Wikipédia e site G1

Aqui em Porto Alegre, muitas empresas realizam campanhas entre seus colaboradores com o objetivo de alertar e incentivar a prevenção. Prédios ganham iluminação e fachadas são decoradas na cor rosa e muitas pessoas usam preso a roupa o laço rosa, símbolo da campanha.

Só gostaria de enfatizar que, mais do que um movimento, campanha, símbolos e acessórios a prevenção, o autoexame e o diagnóstico precoce podem evitar danos maiores e em alguns casos, salvar uma vida. Vamos cuidar da gente!

Algumas inspirações:


 

 

 

 

Vale lembrar, que os homens também podem ter câncer de mama, apesar de representar menos de 1%.
Espero que tenham gostado.

Beijo grande e fiquem com Deus.
Elisa Corrales

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Favoritos