carregando
Moda

Top Five | Dicas para mulheres com corpo retangular

Para quem está em dúvida, mulheres com o biotipo retangular tem os ombros e o colo do mesmo tamanho dos quadris – e a cintura não é definida, podemos dizer que, ombros, cintura e quadris tem a mesma medida, portanto, nosso principal objetivo é criar uma cintura!!! 😁😁😁 E, de certa forma, criar volume acima e abaixo dos quadris ou em algumas situações podemos nos focar apenas nos quadris.

Portanto, já começo este post com uma dica: se você escolher dar volume na parte inferior e em cima selecionar uma peça mais certinha – camisa tipo fit (justinha), uma blusa de lã ou malha (“sequinha”) – já conseguiremos o equilíbrio certo, se na parte inferir você optar entre: uma calça ou short estilo clochard, uma saia em camadas, plissada, evasê, formato A, são opções para quem preferir dar ênfase apenas a região do quadril.

Calça clochard.

 

Saia formato A

 

Quem escolher equilibrar o volume nas duas partes do corpo ao mesmo tempo terá nos vestidos um excelente aliado. Os chamados vestidos envelope ou wrapped dress, são ótimos para esse fim. Mais adiante vou mostrar outros modelos que também ficam lindos!

Wrapped dress (envelope)

Existe obviamente ainda a opção de você não querer marcar a cintura, selecionando peças soltinhas.

Não mostra que tem cintura, mas também não deixa evidente que não tem. 👌👌👌

 

Bem, segundo pesquisadores de tendências, o corpo retangular é o biotipo mais popular do mundo! Basta observar que muitas modelos, atrizes, celebridades em geral, têm a cintura reta, que é a maior característica do chamado “corpo retangular”. As formas costumam ser magras e com poucas curvas. Suas pernas geralmente são finas e têm busto pequeno, quando ganham peso, o excesso se distribui de maneira equilibrada.

Você pode apostar em artifícios para criar a ilusão de formas, como por exemplo, usar roupas que desviam os olhares da cintura. Além disso, por causa das formas retas, é importante deixar a aparência mais feminina.

Vamos conferir então as peças que valorizam a silhueta retangular:

1) PEÇAS PEPLUM (vocês podem ver que podemos criar volume apenas nos quadris, têm opções que são simplesmente lisas na parte de cima).

 

O peplum é perfeito para criar o efeito acinturado em uma peça. Pois ele possui uma quantidade sobressalente de tecido que fica localizado na cintura e cria volume ao quadril, dando a sensação que a cintura é mais fina.
Aqui o peplum aparece aplicado em blusinhas de diferentes modelos e padronagens; e também é possível encontramos aplicados em casaquinhos.


É bom lembrar também que o plepum indica uma aplicação de volume extra em forma de babado, e pode variar: do mais discreto (leve tecido extra) até os babados mais caprichados e volumosos. Aí vai depender do modelo que mais combina com o seu gosto. 😻
Além disso, o babado pode cobrir toda a circunferência da peça ou ser apenas um detalhe, ainda assim chegamos ao resultado que buscamos: definir a cintura.


2) CINTURA MARCADA com cintos e faixas

Você pode abusar de cintinhos e faixas para criar uma falsa cintura, principalmente se as peças tiverem aquele volume ou corte estratégico. Minha dica é: dê preferência aos modelos de cintos mais finos. Fiz questão de selecionar produções bem diferentes pra mostrar a versatilidade das ideias – é possível sim jogar um cintinho por cima de tudo. Sobre produções de saia + camisa; sobre casacos de lã; vestido + blazer (se ele for justinho e tiver um leve evasê – melhor ainda!!!); terninhos (opte sempre por modelos em que o blazer é acinturado); pra finalizar, sobre trench coat (este por sinal está um arrasooooo). 😵😵😵

Você também pode usar o próprio cinto do trench coat, E não tenha medo de sobrepor uma faixa em vestidos (veja look 4) ou ainda em cima dos casacos que sobrepomos aos vestidos (veja o look 2).

 

3) TAILLEURS, TERNINHOS, BLAZERS, CASACOS e JAQUETAS acinturadas:

Invista em modelos de blazers que tem pences (são pregas utilizadas quando se quer moldar o tecido ao corpo), de modo a ficarem acinturados. Definitivamente, deixe de lado os que tenham corte reto.

 

Corte e alinhamento contam muito, vejam que todas as peças moldaram e definiram a silhueta. Lembre-se: se você estiver acima do peso, basta seguir as proporções, mantendo a ideia do corte acinturado, promovendo a forma curvilínea ao corpo. Esse leve evasê na cintura é tudo! 

 

Importante: Não necessariamente as blusas precisam ter volume, você pode tranquilamente preferir por uma peça slim e adicionar um blazer ou um casaco acinturado.  

 

4) VESTIDOS-CASACO e VESTIDO COM SAIA RODADA ou EVASÊ
Bacana que existem opções para todos os gostos, desde aqueles com saias mais armadas até mesmo os mais retinhos (leve evasê). Você pode marcar mais ainda a cintura com um cinto ou não. A escolha é sua. ?

 

 

5) VESTIDOS DE FESTA (atendendo a pedidos desta vez trouxe modelos de festa).
Drapeados, plissados, recortes geométricos, peplum…sim, truques poderosos que criam cintura à produção. Gisele acertou e arrasou, além dos recortes no vestido o cintinho ajudou a definir ainda mais a cintura!!! Destaco isso, porque abaixo vocês verão que ela não foi tão feliz. 😬

RESUMINDO!!!

USE!!!

Na parte de cima:
  • Procure chamar a atenção para o colo, desviando a atenção da cintura. Use e abuse de decotes, brincos, colares.
  • Blusas e camisas feitas com tecidos fluidos (soltinhas).
  • Quem tem busto pequeno e pescoço comprido pode usar quase todas as golas – gola V, gola U, gola mandarim, gola rolê. Já quem tem pescoço curto e/ou um pouco mais de busto, pode usar gola canoa, gola coração (que ajuda no decote), e o decote envelope.
Gola mandarim
  • Outra boa alternativa é valorizar a região do colo com colares longos, cachecóis, lenços ou ainda detalhes de modelagem, como babados e pregas.
  • Peças com cintura marcada (peplum, perfeita para esse tipo de corpo).
  • Chame a atenção para o centro do corpo, usando casaquinhos e cardigans abertos.
  • Se o seu interesse é construir uma silhueta tipo “ampulheta”, saiba que um bom sutiã fará a diferença no look

Na parte de baixo:

  • Calças jeans com corte reto, afunilado ou até mesmo com a boca um pouco mais larga.
Perfeita combinação eleita pela atriz Jessica Alba. Neste caso, ela pode usar um jeans cós alto, pois o corte do blazer já faz o trabalho de evidenciar e marcar a cintura. 
  • Pantalonas.
  • Use cintos da mesma cor da calça ou tons escuros – isso dará a impressão que a cintura diminuiu. 
  • Escolhas saias modelo evasê ou ainda rodadas. Com estampas ou com detalhes em brilho ou rendas.
  • As calças também podem ser estampadas ou coloridas.
  • Calças com pregas ou bolsos volumosos. Isso é ótimo, pois cria um contraste com a cintura, fazendo-a parecer mais fina.
EVITE!!!
Na parte de cima:
  • Blazers de corte largo ou quadrado.
  • Vestidos de corte reto/justo ao corpo.
Gisele Bündchen é uma diva, arrasa por onde passa, mas quis trazer estes dois exemplos pra mostrar como fica evidente a falta de cintura quando o vestido é justinho. 😨
  • Blusas justas ou curtas (salvo se for usá-las com saias formato A ou calças que tenham certo volume nos quadris).

Na parte de baixo:

  • Saia justa e afunilada.
  • Calças de cós largo ou cintura alta (salvo se for combinar na parte de cima com uma peça que marque a cintura ou se a calça seja em material fluido/mais larguinho).

————————————-

Deu pra entender que a lógica é sempre a mesma neh…esconder os defeitos e ressaltar as qualidades.

Lembrando que há sempre uma roupa, uma cor, um tecido adequado a cada tipo físico. Quem entende a própria silhueta consegue um efeito milagroso. Há sempre uma roupa que deixa a mulher bem-vestida, independentemente de estar ou não em dia com a dieta e a malhação.Espero que tenham gostado das dicas e façam bom proveito!

Dúvidas, please, mandem mensagem para contato@lelicorrales.com.br ou deixem recadinho aqui mesmo!

Super beijo. 😘
Elisa Corrales

Deixe um comentário

Favoritos