fbpx
carregando
Moda

Traje do noivo | Como escolher

Essa matéria é para ajudar os “meninos” que têm algumas dúvidas em relação ao tipo de traje a ser usado no dia do casamento. Estou publicando algumas dicas que esclarecerão muitas dúvidas. Preste atenção pra fazer bonito, afinal de contas, não é todo dia que casamos, não é mesmo?! 💕💕💕

Não é novidade que a noiva é o centro das atenções e a grande estrela do evento, mas não dá pra esquecer que o noivo é uma “peça” fundamental e que precisa estar à altura.

A escolha do traje do noivo vai depender do horário do casamento, do estilo do noivo e do tipo de recepção de casamento.

O noivo deverá escolher seu traje observando:

1º) O estilo do casamento: informal, formal ou ultra formal.

2º) Horário: manhã, tarde ou noite.

3º) O seu tipo físico: gordinho, magrinho, baixinho, alto, etc.

4º) O traje da noiva: converse com a sua noiva para saber que tipo de traje estará de acordo com o vestido que ela escolheu.

Se você for usar um traje mais formal existe a opção de você alugá-lo, afinal de contas esse é um tipo de roupa que você dificilmente usará novamente. Porém, se for usar um terno ou desejar comprar seu traje, procure um alfaiate de sua confiança ou faça uma pesquisa em lojas especializadas. Algumas lojas que vendem vestidos para noivas, também fazem traje para o noivo. Nessas lojas você poderá optar por um primeiro aluguel. Sai mais em conta que comprar e você ainda poderá escolher por um modelo exclusivo.

Em casamentos mais simples ou informais, você poderá usar terno. Pela manhã, escolha terno cinza ou bege (ainda as opções mais claras nos tons: azul, rosa e amarelo – seguindo um estilo vintage).

É bom lembrar que o terno escuro poderá ser usado em qualquer horário. À tarde, o terno cinza mais escuro ou o azul marinho caem muito bem. À noite a opção pode ser o grafite ou preto. A camisa de preferência deverá ser mais clara que o terno; e a gravata em tons mais escuros que a camisa.

Em casamentos muito formais, a tradição recomenda que o noivo use fraque. Lembre-se que se este for o caso, o mais importante é que você se sinta bem com o que está vestindo, não adianta nada seguir a tradição e parecer um homem engessado no altar. 🙈🙈🙈 Se o fraque não ficar bem em você, opte pelo meio-fraque ou a casaca. Os convidados deverão usar terno.

Não escolha nada muito exótico só porque o dono da loja disse que “está na moda”. Na dúvida, fique com o terno escuro feito sob medida. 👍👍👍

Usar um traje branco não é uma boa ideia. A não ser que o noivo seja militar e queira se casar usando o uniforme de gala ou que seja um casamento na praia durante o dia. Melhor ainda é optar por outra cor e deixar o branco para a noiva.

Mas…o casal Johannes Huebl e Olivia Palermo, escolheu um look total white para cumprir os votos. O que vocês acharam?

Acessórios

O sapato deverá ser novo, já que em algumas cerimônias como a católica, por exemplo, você passará parte do tempo ajoelhado. Também deverá ser confortável, bem lustrado e adequado ao traje. Sapatos com solado de borracha não combinam com trajes formais, prefira os de pelica, de amarrar e com solado de couro.


Como combinar o sapato e o cinto?

  • Use sapatos pretos com cintos pretos e sapatos marrons com cintos marrons.
  • Sapatos e cintos pretos também combinam com trajes azul-marinho ou cinza.
  • Sapatos e cintos marrons também combinam com trajes bege e areia.

Como combinar a meia com o sapato e o traje?

  • Se estiver usando calça preta e sapatos pretos, use meias pretas.
  • Se estiver usando calça azul-marinho e sapatos pretos, você poderá usar meias azul-marinho ou pretas.
  • Com sapatos sociais marrons use meias nas cores bege ou marrom.

Como usar o cravo ou outra flor no paletó? Onde devo prendê-lo(a)?

Geralmente o paletó possui um orifício na lapela para essa finalidade e é nesta altura que deverá ser presa a flor. Mas atenção: a flor deverá ser presa ao paletó por um pequeno alfinete que virá junto com ela da floricultura e jamais deve ter seu cabo enfiado no orifício da lapela ou no bolso.

Se estiver usando um lenço no bolso do paletó, dispense a flor. Se estiver usando uma flor na lapela, dispense o lenço.

Se optar pelo lenço, ele deverá combinar com a gravata, mas não deverá ter a mesma estampa.

Cuidados extras

Se você é um homem vaidoso e acha que ter cuidados a mais não é coisa de mulher, faça uma limpeza de pele uma semana antes do casamento para tirar aqueles cravinhos chatos e assim ficar com a pele mais vistosa e bonita. Investir no clareamento dos dentes também é uma excelente ideia, fotos e filmagens, agradecem!!! 😀😀😀 E para melhorar ainda mais o visual faça uma leve maquiagem no dia. Você ainda poderá optar por algo mais completo, como o dia do noivo (muitos salões de beleza oferecem essa opção), capriche…afinal de contas você merece.

Evite

  • Dinner Jacket, pois o traje caiu em desuso – hoje em dia só mensageiros de hotéis de luxo usam.

 

Para entender melhor o que é o que:

 

TERNO

Paletó e calça do mesmo tecido e cor, evite usar peças dispares. Use sempre com camisa social e a gravata pode ser especial para a ocasião do casamento, prata ou cinza chumbo. 

Ideal para: casamentos mais informais durante a tarde. Ternos mais claros para casamentos durante a manhã.

BLAZER

É a parte de cima (paletó) do terno, em geral preto ou azul-marinho, com botões inclusive na manga que podem ser metálicos, prata ou ouro, combinam com calças cinza escuras ou cinza chumbo, com gravatas clássicas listradas (em geral vermelho e azul) ficam interessantes e muito finos.

Ideal para: casamentos mais informais em qualquer horário.

BLACK TIE

É um paletó branco de summer acompanhado de calça preta, usado com gravata borboleta e faixa preta.

Ideal para: casamentos à noite.

DINNER JACKET

É uma jaqueta que termina na cintura. Lembra um casaco de toureiro. Na gola, tem aplicação de cetim, é usado com faixa e gravata borboleta.

Ideal para: casamentos semi-formais durante a noite. Não esqueça o que falei acima sobre este traje!!!
FRAQUE

Composto por paletó com a parte de trás mais longa, cinza chumbo, colete cinza claro, calça risca de giz e gravata cinza ou prata acompanhado de cravo, ou ainda, plastron de seda ou cetim, presa por uma pérola.

Ideal para: casamentos mais formais realizados à noite ou de dia.

MEIO-FRAQUE

Paletó cinza-chumbo, com um botão. Calça cinza riscada, colete cinza-claro, gravata cinza e cravo.

Ideal para: casamentos semi-formais durante a noite.

CASACA

Traje formal, curto na frente com colete, com longa cauda atrás, acompanhado de calça da mesma cor e mesmo tecido.
O preto é mais tradicio
nal. Com gravata e faixa preta. No estilo, pode-se usar a casaca com coletes e plastron.

Ideal para: casamentos muito formais e depois das nove da noite.

PLASTRON

Uma gravata em cetim ou seda, amarrada em forma de lenço com um detalhe em pérola no meio do laço.

Ideal para: casamentos formais em qualquer horário.

SMOKING

Paletó com gola chalé ou em bico, com detalhe de cetim preto. Sua calça, que também é do mesmo tecido. Normalmente usado com camisa branca com detalhe no peitoral rendado e botões pretos, gravata borboleta e faixa preta na cintura com detalhes vincados ou não.

Ideal para: casamentos formais durante a noite.

SUMMER

É o smoking branco, normalmente usado com gravata borboleta e faixa em cores variadas.

Ideal para: casamentos semi-formais durante a noite.

Espero que tenha ajudado.

Qualquer dúvida só mandar mensagem.

Beijão.

Elisa Corrales

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Favoritos