Olá gente linda!!!
Eu sei que estamos praticamente no final do mês de Outubro, mas como estou inspiradíssima pelo movimento do Outubro Rosa, decidi fazer este post, e mesclar esta campanha importantíssima a versatilidade do universo fashion.
Acho importante esclarecer o significado do Outubro Rosa, vamos lá:
É uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Esta campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa.
O movimento começou a surgir em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações. Hoje o Outubro Rosa é realizado em vários lugares.
O nome foi criado por remeter à cor do laço rosa, que simboliza a luta mundial contra o câncer de mama. O laço foi adotado na década de 1920. Inicialmente, as cidades amarravam o laço em alguns monumentos para chamar a atenção das pessoas para a causa. Posteriormente, passou-se a realizar eventos como corridas e desfiles, além da iluminação cor-de-rosa instalada em monumentos e prédios públicos.
O câncer da mama é o que mais acomete as mulheres em todo o mundo, com risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres.
Fonte: Wikipédia e site G1
Aqui em Porto Alegre, muitas empresas realizam campanhas entre seus colaboradores com o objetivo de alertar e incentivar a prevenção. Prédios ganham iluminação e fachadas são decoradas na cor rosa e muitas pessoas usam preso a roupa o laço rosa, símbolo da campanha.
Só gostaria de enfatizar que, mais do que um movimento, campanha, símbolos e acessórios a prevenção, o autoexame e o diagnóstico precoce podem evitar danos maiores e em alguns casos, salvar uma vida. Vamos cuidar da gente!
Algumas inspirações:
Vale lembrar, que os homens também podem ter câncer de mama, apesar de representar menos de 1%.
Espero que tenham gostado.
Beijo grande e fiquem com Deus.
Elisa Corrales