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Moda

As camisetas agora falam!

Por Xico Gonçalves
http://xicogoncalves.com.br/

Reivindicatórias, feministas, irônicas, artísticas, personalizadas, simples ou luxuosas as camisetas viraram estilo e comunicação nos lançamentos para o Verão 2017/18 no Hemisfério Norte.

Maria Grazia Chiuri, a primeira diretora criativa mulher na Dior não deixou o fato passar em branco em sua primeira coleção para a Maison.

Ao colocar na passarela uma camiseta com a frase “We Should All Be Feminists” (“Nós todos devemos ser feministas”), ela deixou bem claro o que pretendia.

Uma interpretação de empoderamento da mulher sem perder a ternura.

Imediatamente apareceram mil versões de camisetas com slogans e statements dando um novo interesse a camiseta básica de todo dia.

Praticamente em todos os desfiles Verão 2017/18 mostraram camisetas com mensagens ou logomania das marcas. Este novo feminismo não é uma luta para fazer prevalecer vantagens sobre a mulher e, sim pela igualdade de sexos, seja em relação à profissão ou ao relacionamento. A cultura pop se apropriou do tema e algumas empresas já criaram t-shirts com slogans feministas.

 

Slogans e Statements

Camisetas e moletons estampados com slogans têm se tornado peças cobiçadas.

Declarações políticas, mensagens irônicas, trocadilhos humorísticos ou apenas uma palavra, como “love”, “hero”, “happy” ou outra qualquer que por si só já diz muita coisa.

Usar slogans numa camiseta se equilibra em uma linha entre o elegante e o brega. Fique atento nas palavras que estão escritas na sua t-shirt e certifique se combina com o lugar e o momento que você vai usar.

 

O Slogan Errado

Frase na camiseta da Zara deu o que falar.

O slogan era “white is the new black” (o branco é o novo preto).

A descrição da camiseta da Zara “White is the new black” foi uma alusão à expressão de moda “black is the new black”.

Mas houve uma série de ataques à Zara porque a marca foi mal entendida e acusada de racismo.

A expressão “Black is the new black”, ou em uma tradução direta, o preto é o novo preto é comumente empregada como uma gíria no mundo da moda para dizer que, em se tratando de roupas, algo passou a ser de fácil combinação, extremamente versátil como a cor preta.

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