fbpx
carregando
Moda

Macacão, macaquinho, jardineira e salopete – qual é a diferença entre eles?

Hoje eu falo da diferença que existe entre macacão, macaquinho, jardineira e salopete…muitas pessoas acham que é tudo a mesma coisa, só que não! No entanto, apesar das diferenças, possuem várias características em comum como: a versatilidade, conforto, praticidade e combinam super bem com dias quentes. Para aqueles dias que estamos sem muita ideia ou inspiração sobre o que vestir, tenha sempre uma carta destas na maga: macacão, macaquinho, jardineira ou salopete. Assim como o pretinho básico, não tem erro!

Para dias em que a temperatura estiver baixa, aposte em casaquinhos, cardigãs e blazers.

Mas vamos entender o que diferencia uma peça da outra!

 

MACACÃO

É uma peça mais fechada, onde o corte, a estrutura, começa no busto, podendo ser manga curta ou longa, mas sempre de “pernas compridas”. Outros pontos que variam são a modelagem, tecidos e caimento.
Se você for baixinha aposte no salto para criar uma silhueta mais longilínea, se você for alta a escolha é livre quanto ao salto. No caso de você não estar em dia com a malhação aposte em tecidos mais estruturados, pois estes modelam melhor o corpo. Tem modelos de macacões de festa lindos

 

Alguns modelos de festa. Abuse dos detalhes, pode ser um toque de brilho ou um decote na frente ou nas costas.

 

Consegui achar algumas versões masculinas, mas será que funciona para os homens com o mesmo sucesso que faz com as mulheres? Na minha opinião, pelo que vejo por aí, a resposta é não. Não funciona.Concordam? O que vocês acham?

 

MACAQUINHO

É a versão curta do macacão. A parte superior segue a mesma proposta, o mesmo padrão de corte. O que pode variar é o comprimento: shortinho ou bermuda.
O legal do macaquinho é que mesmo que você seja baixinha fica legal usar com sapatilha ou rasteirinha. De qualquer forma o salto é sempre bem vindo. Permite produções super casuais até as mais formais.

 

JARDINEIRA (as pessoas de uma forma geral costumam chamar de macacão também)

Possuem um cava baixa e alças relativamente finas, o que não permite usá-las sem nada por baixo, precisamos combinar com uma segunda peça, que pode ser uma t-shirt, camisa ou blusa (justa ou folgadinha). Variam no comprimento, podendo ser longas ou curtas (short), também na modelagem e tecido.

Modelos compridos

Selecionei algumas combinações como mencionei acima: com camisas, t-shirts e blusinhas, mas você ainda pode apostar na combinação jardineira + cropped ou ainda fazer sobreposições como no look 2 da primeira coluna. Nos pés vocês pode ir do tênis aos scarpins sem erro, tudo vai depender da ocasião e do seu estilo.

Apesar de estarem presentes nas coleções das principais grifes, dificilmente encontramos nas ruas homens vestindo jardineira ou macacão, no entanto é uma peça que pode combinar com camisas e t-shirts lisas ou estampadas, tem a opção também de combinar com regatas, look perfeito para o verão e se a ideia é uma produção com camisa você pode sim somar uma gravata ao look sem medo! Você pode optar pelo modelo tradicional (reto) ou o skinny (mais justinho), outra opção é usar a barra dobrada.

 

Modelos curtos

Combine com cropped, regatas, blusas com ombros à mostra, com camisas, enfim, use as pessoas que você tem no guarda roupa, inspire-se e arrase.

 

Jardineiras curtas masculinas.
Produções despojadas e super confortáveis, perfeitas para encarar as altas temperaturas do verão.

 

SALOPETE

É a versão saia da jardineira. Portanto, também exigem uma segunda peça por baixo. No mercado existem diferentes comprimentos e modelos, alguns com uma proposta mais justa e outros aparecem com saia evasê, dando a ideia de um vestido, porém combinados com cropped, regatas ou blusinhas,
Para completar a produção você pode optar por sandálias com salto, rasteirinhas, alpargatas, espadrilles ou ainda usar botinhas, enfim, não existe regra, use o que achar melhor e mais confortável. 😉

 

Bem, tem muitas informações e inspirações. Espero que aproveitem e compartilhem com a gente a opinião de vocês. Se usam, qual o modelo preferido.

 

Super beijo.
Elisa Corrales

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Favoritos